Vote na Saúde
Todos equipamentos de Saúde devem ter um Conselho Gestor formado 50% por usuários do SUS, 25% de Trabalhadores das unidades e 25% pela Gestão, um conselho chamado de tripartite para acompanhar não só a unidade de saúde, mas também discutir o tema em seu território.
A regulamentação dos conselhos de saúde, fudamentado na Constiuição de 1988, se deu com a Lei 8.142 de 1990, juntamente com as Conferências de Saúde que acontecem a cada quatro anos. São Paulo tem o grande Conselho Municipal de Saúde eleito a cada dois anos que atua diretamente com o gabinete do Secretário Municipal e representando os conselhos e conselheiros de toda a cidade.
Dia 21/ e 22 05 (terça-feira) aconteceram as eleições dos grandes equipamentos como o Hospital Sorocabana, a AMA e a UPA. No próximo dia 28/05 as eleições serão nas Unidades Básicas de Saúde de toda a cidade. Cada unidade, através da comissão eleitoral, define os parâmetros para a eleição, como por exemplo se as candidaturas serão individuais ou por chapa.
No processo eleitoral, que envolve usuários e trabalhadores (a gestão é indicada), o importante é fazer um chamamento para este espaço de participação, a capacidade da sociedade civil de intervir em políticas públicas de saúde e especialmente no funcionamento das unidades da sua região.
Amanhã vá a sua unidade de Saúde! Observe esse movimento. Conheça os candidatos ao conselho. Vote. E depois acompanhe-os participando das reuniões. Quem sabe a vacina democrática da participação social seja aplicada em você.