Você partiu. Não, você fica
Caro amigo Adaucto
Para todos nós que tivemos o privilégio de conviver com você nesse cantinho da terra chamado Vila Leopoldina seria este o momento de dizermos adeus? Não. Absolutamente não.
Mas porque cravamos aqui essa convicta negação? Primeiro por respeitarmos você enquanto membro da comunidade Espírita. Então, nada de partida, mas sim da evolução do espírito que encarna e desencarna. Essa era a sua crença.
Um segundo motivo para justificar o título desta carta é o nosso compromisso em guardarmos e compartilharmos legados que você nos deixa e que marcarão para sempre a sua presença entre nós, em particular no âmbito do Fórum Social Leopoldina, proposto por você em 2013 e que hoje é reconhecido, localmente e também pela esfera pública, como exemplo de organização da sociedade na luta em defesa dos excluídos e por bairros mais humanos com desenvolvimento sustentável.
Nesses 11 anos de vida e luta cidadã do Fórum Social Leopoldina, você, petista da velha-guarda, propôs estratégias, pavimentou caminhos, construiu e solidificou pontes, conciliando as diretrizes sociais e morais do partido no qual você foi, por mais de uma vez, presidente do Diretório Zonal Lapa, com o necessário pragmatismo capaz de consolidar o diálogo além das ideologias, desde que houvesse respeito ao ser humano e à democracia.
Na defesa das bandeiras do Fórum Social, você nos levou ao diálogo com os gestores do governo Fernando Haddad sem jamais deixar de lado, quando necessário, a crítica construtiva às lacunas regionais deixadas por aquela administração. Nas gestões seguintes, com perfis ideológicos distantes dos seus, você, sempre combativo, jamais se negou a ir aos gabinetes de secretários e parlamentares da situação com as propostas de inclusão reivindicadas pelo Fórum para moradores em situação de rua e de moradia para as comunidades Ceasa e Jardim Humaitá, além das intervenções públicas em socorro das vizinhanças Jaguaré e Fazendinha.
Quando Haddad, atendendo a um pedido do Fórum, nos deu um serviço assistencial focado na mini cracolândia perto da Ceagesp, você comemorou com entusiasmo. Quando você, também na gestão Haddad foi chamado para a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, as pontes Leopoldina com a GCM se estabeleceram naturalmente.
Quando João Doria, também a pedido do Fórum, consolida a abertura de mais um sistema de acolhida para a população de rua na Gastão Vidigal, você, junto conosco bateu palmas. Quando a gestão Bruno Covas, resgatou a bandeira do Fórum Social levantada em 2013, e abriu para uso da população o Centro Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD), você reconheceu a importância dessa entrega.
Na defesa por moradia social prevista no PIU Leopoldina, você consolidou o apoio bancada do PT ao Projeto de Lei encaminhado ao Legislativo por Bruno Covas, ao mesmo tempo em que cobrava de vereadores da base aliada posicionamentos contra as manobras da Presidência da Câmara Municipal que impediam de o PIU ser votado de forma definitiva pelo plenário da Casa, algo que perdurou por quatro anos (2019-2023).
Quando um subprefeito da Lapa abraçava as causas do Fórum, você dava a ele o devido crédito. Mas se ele ousava a agir de forma escancarada ou mesmo veladamente higienista, você se impunha com muita energia, torando pública suas contundentes e justificadas críticas.
Não convivemos com você no período em que você foi subprefeito da Lapa. Mas sempre ouvimos testemunhos sobre uma administração Adaucto Durigan parceira dos moradores e também dos mais vulneráveis na Lapa, Leopoldina, Jaguaré, Vila Pauí…
Enfim, é esse Adaucto Guerreiro, Adaucto Homem do Bem, que não partindo fica aqui com a gente. É esse Adaucto Amigo que a gente, agora quer e faz questão de abraçar fortemente, mesmo que apenas espiritualmente.
Os editores Alexandra Swerts e Eduardo Fiora
“Sou espírita. Mas eu pergunto: vocês acham que Jesus, chegando aqui na Leopoldina, ficaria do lado de quem? É claro que tomaria partido dos vulneráveis e excluídos que moram nas favelas e nas ruas.” (Adaucto Durigan, nas reuniões do Fórum Social Leopoldina)