Uma comunidade que cuida do 60+

Sábado, 15/02, estava agendado um encontro no Bija Yoga sobre a manutenção da vida ativa a partir dos 60 anos. O Observatório participou do encontro de pequenas delicadezas e falas essenciais para entrar em uma jornada que se propõe a apoiar as pessoas a receber e perceberem o envelhecimento de uma nova forma, e porque não, em forma?
Babi Minamoto, mestre em Vivek Yoga conduz a prática inspirada no conceito da Longevidade do Ayurveda, na casa de bem estar onde criou um ambiente acolhedor e conectado com a natureza, que entrega para o bairro um espaço que também se propõe a ser de convivência comunitária nas atividades ligadas a essa geração. Antes de sair fazendo exercício, meditar e se conhecer, ouvir o corpo e entender suas novas limitações, sem que isso signifique perder qualidade de vida.
O projeto parte do cuidado com a própria família, e ao acompanhar as atividades de seus pais, Babi conheceu o caminho do cuidado. Foi natural convidar o fisioterapeuta, Alexandre Gaia – fisioterapeuta de seu pai – para juntos criarem uma aula de movimento e olhar dedicado a necessidade individual. “Primeiro vem a escuta, ouvir todas as histórias que passam por aquele corpo, as pessoas precisam compartilhar suas necessidades. Só depois é que começamos a trabalhar, no limite de cada um, movimentos, respirações. A conversa no jardim também faz parte da promoção de um novo ambiente comunitário para trocas de experiência” explica Babi.
Alexandre Gaia, que superou vários desafios na vida, incluindo fazer parte da equipe linha de frente da Covid em hospitais, estuda profundamente o corpo humano e sabe como o mental influi no físico. “A parceria com a Babi também é um aprendizado que eu levo para os meus pacientes, a respiração que abre a caixa toráxica, por exemplo”. No encontro Alexandre introduziu o tema de plasticidade neural, uma de suas especialidades.
No encontro de hoje foi um convite a esse cuidado integral que passa pelas fases da vida, coloca cada um em sintonia com sua essência. Quem sabe assim o envelhecimento deixa de ser um fardo pesado, ou um tabu. Pode ser leve, resignificando o investimento da jornada no âmbito mais íntimo, no cuidado e respeito consigo mesmo, sem deixar de estar ativamente no mundo antes da hora.
Os encontros abertos nas manhãs de sábado serão mensais. A aula 60+ Ativo acontece às quintas-feiras, 15h às 16h, no Bija Yoga, R. Campo Grande, 473, Vila Leopoldina

Quer fazer uma aula experimental gratuita de Yogaterapia 60+ ?
Reserve a aula neste link!







