Terceiro passo para compostagem
Separe seu resíduo! No próximo domingo começará uma nova fase de sustentabilidade na Vila Leopoldina.
O movimento da Praça Nova Lapa e pessoas engajadas no enfrentamento a mudanças climáticas e empenhadas em viver em uma cidade mais sustentável se aplicaram no estudo para montar uma leira de compostagem comunitária onde cada um que separar seu resíduo orgânico cru poderá semanalmente depositar para virar adubo.
A experiência já está em outras praças pela cidade e somente agora chega a Vila Leopoldina. É uma ação para melhorar o encaminhamento dos resíduos e atuar de forma direta na questão das mudanças climáticas. Agindo localmente e entendo como fazer parte da solução podemos melhorar a relação com os resíduos na cidade.
É um passo importante individualmente que possibilitará você separar os resíduos na sua casa em três frações (reciclados, inservíveis e orgânicos), diminuindo o volume do que você encaminha para o caminhão da prefeitura e consequentemente, ao aterro sanitário.
O comitê da Praça Nova Lapa conta com apoio de pessoas de outros movimentos com o Coletivo das Vilas Breatriz, Ida e Jatai e o Instituto Ecobairro, que acompanha a praça desde 2015.
Para participar é só seguir as dicas do grupo:
1) Você pode separar seus resíduos orgânicos crus, durante a semana em um baldinho ou potes de sorvete.
2) Se você tiver folhas secas, palhas e resíduos do seu jardim, pode trazer também.
3) venha preparado com roupa e sapatos adequados. Luvas e avental também dão legais.
4) coloque suas ferramentas de jardinagem em uso! Tesouras para picar folhas e pequenos galhos.
5) Você vai conhecer seus vizinhos que estarão iniciando em movimento junto com você. Aproveite a boa conversa. São pessoas interessantes e interessadas, como você
6) Leve sua caneca! Sempre tem um chazinho!
7) Aproveite para conhece a Praça Nova Lapa, sua arborização, sua história.
8) Absorva a sensação de bem estar que a conexão com a natureza lhe trará!
O movimento está em consonância com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a Agenda 2030, coloca a Leopoldina um passo a frente por um bairro pacífico e sustentável.