Salve o Bosque faz panelaço

A Prefeitura de São Paulo aprovou o alvará para a edificação das torres do projeto da Incorporadora Tegra na área conhecida como o Bosque dos Salesianos, na Rua Salles Junior. A notícia movimentou o grupo de ativistas que não dormem no ponto e chamaram um panelaço para lembrar a importância, tanto ambiental, quanto histórica, para a região. O Ministério Público ainda detém a tutela de urgência paralisando qualquer movimentação no terreno.
Vizinhos do bosque e simpatizantes pela causa estiveram na última quarta-feira com faixa e panelas em punho e se juntaram a outros movimentos que têm como bandeira a preservação de árvores e áreas verdes na cidade, como o Movimento do Bosque de Perdizes (que já sofreu o desmatamento) e o Salvem a Sena Madureira. A agenda do grupo inclui realizar plantios no entorno do Bosque.
Na última reunião do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Sunprefeitura Lapa (19/04) foi anunciada a meta da Prefeitura em realizar o plantio intensivo de 1000 árvores em cada subprefeitura com apoio da população que pôde contribuir com sugestão de áreas de plantio no Plano Municipal de Arborização Urbana.
O desafio é enorme e passa pela produção de mudas adequadas, pelas áreas disponívels, pelo cuidado as novas mudas nas calçadas. Talvez fosse mais lógico preservar e fazer a manutenção das árvores existentes e preservar áreas verdes significativas, como é o caso do Bosque do Alto da Lapa.
