Reforma do Sorocabana sofre ajuste operacional

Reforma do Sorocabana sofre ajuste operacional

Após visitarem o Hospital Municipal Sorocabana, no dia 17 de abril, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e da empresa responsável pela reforma do histórico prédio da unidade na Rua Faustolo (Lapa) decidiram reorganizar a dinâmica da obra.

A informação vem do Conselho Gestor do Sorocabana, reunido nesta sexta-feira, 25. Como as obras, que começaram no ano passado a partir do 7º andar, estavam avançando rapidamente do terceiro para o segundo andar, com impactos muito fortes nos pisos logo abaixo, onde funciona toda estrutura do Hora Certa Lapa, com centro cirúrgico e leitos de internação, decidiu-se pela interrupção do atual estágio dos serviços, optando-se por voltar aos andares superiores para a realização de outras etapas do cronograma da reforma.

Outro detalhe é a alteração no fluxo de pessoas (médicos, enfermeiros e pacientes) dentro do prédio, com novos acessos e liberação de algumas alas, sendo possível, assim, liberar leitos que haviam sido bloqueados no decorrer da obra.

Toda essa movimentação e ajustes decorrem da mobilização do Conselho Gestor do Hospital Sorocabana, que tem dialogado diretamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar e Gabinete do Secretário Municipal de Saúde, Zamarco). “Como conselho tripartite, com a participação de gestores, funcionários e usuários, temos conversado face a face com a Secretaria de Saúde, levando até os responsáveis todos os impactos da obra nos serviços de atendimento aos pacientes”, afirma o conselheiro Rubens Alves Pinheiro Filho, representante do segmento usuários. “De fato, estava muito complicado atender pacientes com as obras avançando para o andar do Hospital Dia. Agora, com um impacto menor, é preciso que a Secretaria de Saúde decida qual o destino do Hospital, pois em breve as obras voltarão a avançar em direção aos andares mais baixos, com a posterior desativação do equipamento”, acrescenta o conselheiro.