Plano de Gestão de Resíduos Sólidos tem reunião no CEU Jaguaré

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos tem reunião no CEU Jaguaré

Assunto da semana

A oficina do Plano de.Gestão de Resíduos Sólidos da região oeste para mapear questões da Lapa, Butantã e Pinheiros, aconteceu no dia 20/08 no CEU Jaguaré conduzido pela @spregula e @onuhabitatbrasil e acompanhado pela @svmasp .

Poder público em peso, com notada ausência de representantes das Subprefeituras.

Representando a sociedade civil estavam as figurinhas carimbadas na pauta verde e em especial a importante questão da disposição e encaminhamento dos resíduos da cidade.

Após uma apresentação bem didática, o questionamento sobre o plano de resíduos realizado em 2014 em processos de Conferências e audiências participativas com maior número de representação da sociedade civil, foi inevitável.

São Paulo é uma cidade com avanços na política de resíduos sólidos e com avanços na questão de equipamentos e estruturas para gestão de resíduos, como são as áreas de transbordo, os pátios de compostagem e cooperativas. O engajamento dos catadores sempre foi significativo. Hoje a Prefeitura de São Paulo mira na incineração de resíduos em eco parques que têm alta resistência à sua instalação e a renovação emergencial do contrato da coleta de resíduos é bastante questionada.

A oficina básica não trouxe o diálogo esperado pelos participantes. O processo não acaba aí Na próxima semana estão previstas mais duas oficinas: o plano de gestão da Subprefeitura Lapa e o Plano de Saneamento.