Parque Leopoldina/Orlando VillasBôas deve abrir ainda em 2025

Parque Leopoldina/Orlando VillasBôas deve abrir ainda em 2025

A quarta reunião do Conselho Gestor do Parque Leopoldina/Orlando Villas Bôas que aconteceu nesta segunda-feira (17/11) tinha a expectativa de definir a data de abertura do parque. Na pauta única do grupo essa. E é também a única ação necessária neste momento que o parque está com as obras finalizadas e apenas realizando pequenos ajustes.

O Departamento de Planejamento e Obras (DIPO) pediu o conserto da ciclovia que teve o cimento rachado e o nivelamento da quadra de futebol de areia. O departamento também encaminhou a manutenção do grande campo de futebol com a mesma empresa que deve iniciar o trabalho em breve. O administrador também diz que é necessário a SABESP refazer a grade que separa o parque da área do tanque que está sendo desmobilizado mas, que ainda tem água oferece risco de queda, uma preocupação do diretor da escola EMEF Anibal Freire “importante cercar porque já perdemos um aluno na area em 2014” reforça Elder Magalhães que quer utilizar o clube como território educativo em consonância com o plano municipal de Educação.

Destaque para a participação dos jovens do 9º ano que atuam no Grêmio Estudantil da EMEF. Já apontaram a demanda pela segurança no caminho da escola até o parque “precisamos de uma faixa de pedestres para atravessar e chegar no portão de acesso”, indica o aluno Gustavo que avaliou o maior desafio do caminho. Gustavo de Oliveira, que também é morador do Jardim Humaitá, pretende usar muito a quadra de vôlei de areia “Nossa! Fazia tanto tempo que não vinha aqui que nem me lembrava das quadras”. A aluna Nicoly Theodora de Godoi, que também é vereadora do Parlamento Jovem da Câmara Municipal, concordou com a indicação e espera usar o espaço em breve.

A Chefe Léa Dezotti do Grupo Escoteiro Quarupe esteve presente e afirmou a longeva parceria com o clube “nós até fizemos reforma em um banheiro para o uso dos grupos escoteiros”, lembra ela. Gláucia Prata, conselheira e mãe do parque, afirma que o espaço será aberto a todos os grupos escoteiros e não terá uso exclusivo de um só grupo “o parque é uma grande centralidade e merece cumprir seu papel”.

Estiveram presentes ainda agentes socioambientais engajados na abertura do parque e o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Lapa (CADES Lapa), reiterando o apoio ao Conselho em consonância aos Plano Municipais de Áreas Verdes e Arborização Urbana. “Um parque tão lindo! Precisa abrir” exalta a conselheira do CADES Lapa, Jupira Cauhy.

Os conselheiros avaliam que o parque já pode abrir para retomar suas atividades, mas durante a reunião receberam a notícia (via whatsapp durante a reunião) da Sra. Juliana Summa, Coordenadora de Parque Urbanos, promete que a data será definida ainda para esse ano.