Método inovador do pátio de compostagem da Lapa é tema do CADES Regional

Método inovador do pátio de compostagem da Lapa é tema do CADES Regional

A segunda reunião do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz trouxe aconteceu nesta quarta-feira (19/06) na Subprefeitura Lapa. Na pauta estava a apresentação dos representantes do poder público no conselho e estiveram presentes as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e a Secretaria do Verde.

O tema Pátio de Compostagem, também item de pauta, foi tema único onde se confirmou a localização e o projeto das novas instalações do pátio na area municipal da Vila Jaguara (Av. Alexandre Colares, 31) e apresentou imagens do projeto executivo.

Na sequência Antônio Storel, engenheiro agrônomo que participou da criação do Pátio de Compostagem da Lapa (o primeiro da cidade) e responsável por aspectos fundamentais de sua regulamentação e legislação, fez a apresentação sobre a importância da política pública de resíduos sólidos para a cidade e como a compostagem se torna uma atividade fundamental no enfrentamento a mudanças climáticas.

Storel, que hoje faz parte da Associação Brasileira de Compostagem, demonstra por gráficos e estudos que a relação entre a compostagem e a recuperação do solo é efetivamente um meio rápido para fixar carbono (CO2) na terra “se compostarmos 25 Gt (gigatoneladas) em um ano, em 10 anos com 250 Gt os estudos demonstram que diminuiremos 5º C da temperatura” explica o engenheiro.

O detalhamento da montagem da leira de compostagem aprimorada no pátio da Lapa foi nomeado, não sem intenção, de L.A.P.A. (Leira com Arquitetura Projetada para Aeração) e traz os avanços que a cidade de São Paulo promoveu, especialmente na questão de odores “se o pátio tivesse 15 minutos de mal cheiro, em 30 minutos a reportagem chegaria para questionar o processo e o projeto piloto acabaria. As adequações resultaram em um processo eficiente e sem odores, sem nenhuma reclamação dos vizinhos” afirma Storel acompanhado pela engenheira Cyra Malta, que na época acompanhou a implantação do pátio.

Observando e acompanhando, aguardamos as novas instalações e a transferência da operação de compostagem para o novo pátio.