Fórum Social e a rede de diálogos
A primeira reunião do Fórum Social Leopoldina, nesta segunda-feira 29, na YAH Church , colocou no centro dos diálogos dois temas: população em situação de rua (pop rua) e atuação do Conselho Tutelar.
“O quadro pop rua na Leopoldina continua sem solução. O que houve no canteiro central Gastão foi a expulsão dos excluídos sem que a prefeitura apresentasse um plano de inclusão. Foi apenas uma ação de força. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS , Saúde e Direitos Humanos não foram chamadas a atuar num planejamento integrado” avaliou Adaucto Durigan, um dos fundadores do Fórum Social.
“O que defendemos, nesses mais de 10 anos de existência, é dignidade ao povo de rua com a adoção de políticas públicas de inclusão. A rua,que fique claro, não é lugar de moradia. Porém, expulsar de lá os excluídos sem apresentar um projeto social é injusto e desumano. Isso apenas deslocou a população vulnerável para as imediações”, disse Durigan.
Diante desse quadro, o Fórum Social Leopoldina irá intensificar diálogos com as secretarias municipais, na busca de programas estruturantes de inclusão do povo de rua.