Conheça e construa com a família um hotel para insetos polinizadores

Conheça e construa com a família                                  um hotel para insetos polinizadores

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), na Avenida Queiroz Filho 1205, Vila Hamburguesa, promove neste domingo, 26, das 14h às 16h, a oficina gratuita “Hotel para Insetos”, facilitando o entendimento do processo da polinização realizada por insetos, sem a qual cerca de 80 % dos alimentos cultivados não existiriam. Os maiores agentes polinizadores conhecidos são os insetos e, dentre eles, destacam-se os besouros, as borboletas e principalmente as abelhas.

O hotel para insetos é criado principalmente para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares, que são benéficos para hortas e jardins, pois atuam na polinização e no controle biológico de pragas prejudiciais às plantas. Nas atividades propostas, além da criação do hotel para insetos, haverá muita conversa sobre biodiversidade. A oficina é dirigida para famílias com filhos de todas as idades.

O que é polinização

Trata-se de uma processo pelo qual as plantas se reproduzem. Basicamente, por meio de um agente polinizador, as células masculinas de uma flor (conjunto de “grãozinhos” que formam o pólen) são levadas para os receptores femininos das flores da mesma ou de diferentes plantas. Os agentes que realizam a polinização são: o vento, a água e, principalmente, os insetos.

Esses animais polinizadores se encaminham para as flores com intenção de se alimentarem do néctar (substância adocicada) e acabam por carregarem o pólen em seu corpo ou patinhas e transmitirem às estruturas reprodutivas femininas das outras flores.

Portanto, é importante conhecermos os agentes polinizadores e conservá-los, assegurando, desta forma, não somente a proteção da biodiversidade, mas a produção dos  alimentos necessários para nossa sobrevivência. (Foto: BVL)