7 anos do Coletivo Flores Pela Democracia

As amigas que em 2018 se reuniram para fazer artesanato e conversar foram certeira na idéia de usar uma delicadeza para puxar o fio de uma conversa que poderia ser espinhosa… a Democracia. Há sete anos o grupo de senhoras se reunem no Largo da Batata e entregam as flores como um singelo convite ao diálogo.
Assim elas foram florindo e construindo uma resiliência pacífica que ensina muito. Estar com as pessoas e produzir algo novo, se admirar com as histórias individuais. Há um mês o Jaguaré recebe o grupo no espaço Cultural Canto da Arte e já pautou temais como Direitos Fundamentais, Comunicação, Protagonismo Feminino.
Neste dia 30/04/2025, que antecede o Dia do Trabalho, foram lá de cartaz falar sobre a Escala 6X1. Além de puxar uma boa conversa, elas também fazem aquela escuta plena. A senhora Elenice, uma das participantes é artesã profissional, hoje deu a aula de vários modelos de flores e foi a protagonista enquanto as flores borboleteavam em torno dela. “Nem uma flor sai igual a outra, cada uma tem seu DNA”, explica Elenecie enquanto ajusta o papel crepon em botão de rosa.
As crianças também foram chegando e produzindo… flores para plantar uma sociedade mais justa, pacífica e democrática.





