Professores aprendendo a aprender com Fátima Freire

Os desafios da contemporaneidade para a educação impõem aos educadores, coordenadores e a todos responsáveis pela escola, a exigência de constante reflexão para a otimização da aprendizagem de nossos alunos.
“Assim, na noite de 21 de agosto, a Escola Fazarte proporcionou ao seu corpo docente um encontro com Fátima Freire, que possibilitou refletir, debater e compartilhar opiniões sobre os mais diversos temas do cotidiano escolar”, explica a coordenadora da escola Mônica Lourenço.
Fátima Freire Dowbor* prepara o lançamento de seu novo livro “O ato de aprender” e começa a palestra fazendo um levantamento de cenário e desenvolvendo o tema. É muito inspirador ver a escola se comprometer e aprofundar seu conhecimento. Trazer para a prática uma atividade onde os questionamentos provocam o professor a se olhar no espelho e se auto avaliarem. Questões baseadas no trinômio Ensinar/Aprender/Planejar, destacado pela educadora Fátima Freire foi aprofundado e emergiu ai o compromisso com o conteúdo e envolvimento professor e aluno. Como realizar um planejamento que tenha espaço para o diálogo?
O relacionamento familiar também foi debatido. O desafio de se manter conectado com seu filho na transição da infância para adolescência. É um relato comum a forte incidência da tecnologia em toda a familia tem gerado muita ansiedade e que atinge padrões preocupantes.
“A escola como espaço também para os pais” afirma Marizinha, “acolher os pais é tão importante quanto educar seus filhos”, a criadora da Escola Fazarte e referência e educação construtivista que costura o binômio Arte/Educação há cerca de 50 anos.
*Formada em Pedagogia pela PUC-SP, Filosofia pela Universidade de Coimbra (Portugal), Psicopedagogia pelo Instituto Gean Piaget (Suíça) e Línguas Romanas na Universidade de Varsóvia (Polônia). É do Conselho Diretivo do Instituto Paulo Freire e Consultora Pedagógica do MAM. Coordena Grupos de Reflexão e Prática Pedagógica e assessora Escolas no Estado de São Paulo. Autora do livro Quem educa marca o corpo do outro (Cortez Editora, SP). Filha de Paulo Freire.