Orçamento Cidadão encerra a coleta de propostas

Após colher as contribuições dos munícipes através de audiências públicas e inscrições através do site Participe +, o processo chamado de Orçamento Cidadão, inicia a fase de priorização das propostas para realizar o orçamento de R$ 10 milhões para cada uma das 32 Subprefeituras. As propostas mais votadas no site serão analisadas pelo Conselho Participativo Municipal, que também produzirá um ranking para execução do recurso.
A mobilização de grupos com demandas específicas foram as mais votadas no site. A primeira proposta obteve 149 votos é para Ïmplementação de Práticas Integrativas em Escolas Públicas”. Em segundo lugar com 85 votos ficou o “Novo Bosque de Perdizes“, e em terceiro o “Proposta de Revitalização da Escadaria da Rua André Casado – Sumaré / Perdizes” com 48 votos.
Em audiência pública na Subprefitura da Lapa (14/04) com a presença do Subprefeito Paulo Tellhada, apresentou os desafios do território e pediu para que os conselheiros avaliassem as propostas para que o recurso possa vir para execução da própria Subprefeitura Lapa.
Em sua representação local do poder municipal, as subprefeituras tem como função: fiscalizar o cumprimento das leis relacionadas ao uso e ocupação de solo, e fiscalizar pequenas obras e edificações residenciais, instalações de comércio e de serviços de pequeno porte. Também a execução de pequenas obras e serviço público de manutenção de logradouros. Acompanhamento dos serviços de zeladoria, limpeza, manutenção e conservação do sistema de drenagem e acompanhamento de serviços no viário.
Nestas funções, a Subprefeitura Lapa ao receber R$10 milhões realizaria pequenas obras de manutenção de logradouros. Avaliando as 10 primeiras indicações, apenas duas poseria ser realizadas pela Sub; a revitalização da Escadaria da Rua André Casado, a construção de praça pública no canteiro central da Rua José Maria de Faria (proposta 294 com 34 apoios) e a realização de obras de acessibilidade nas calçadas da Av. Marques de São Vicente (proposta 391 com 24 apoios).
A demanda mais votada, Ïmplementação de Práticas Integrativas em Escolas Públicas” seria de responsabilidade da Secretaria de Educação, e a segunda “O Novo Bosque de Perdizes”, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Também se destacam propostas como construção de unidades de saúde, centros de apoio psicossocial, centro de acolhimento, cooperativas, ecopontos e outros equipamentos e serviços que deveriam ter sido indicações para o Plano de Metas, em outra seção do site.
Agora vamos acompanhar as etapas de priorização local que incluirá as indicações do CPM Lapa.

