Conselho de Meio Ambiente encaminha pautas ambientais da Lapa.
No dia 21/08 (quarta-feira), o CADES Regional da Lapa se reuniu no auditório da Subprefeitura Lapa com os representantes da sociedade civil e poder público. Estiveram presentes a Saúde, Conselho Tutelar, CET, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Subprefeitura da Lapa.
As pautas ligadas a desenvolvimento urbano e meio ambiente. encaminhadas através dos informes dos GTs de Praças, publicação dos comitês, Parques, a reabertura do Parque Leopoldina/Orlando Vilasbôas. Destaque para o projeto da Rua Sepetiba que avança com intervenções desenhadas com soluções baseadas na natureza (SBNs) para ampliar a area permeável e drenante. Conselheiros lembraram da necessidade de interação do projeto da nova UBS da Vila Ipojuca que está na Bacia do Córrego Tiburtino.
Também foi apresentado o resultado do estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnoleogicas) sobre Ruído e Incomodidade na Arena Allianz. As informações dos shows serviram como aprofundamento do estudo refinado sobre a geração de ruído e sugestão de ajustes nos mapas de palco dos shows que ocorrem lá.
O movimento Ocupe & Abrace também esteve presente e atualizou a situação da Ação Civil Pública que possibilitará que o terreno da incorporadora Exto na Av. Pompéia seja incorporado a praça da Nascente para garantir a conservação das nascentes. O movimento faz uma defesa permanente das águas da praça e se torna um aprendizado para que se desenhe, comunitariamente, uma cidade sustentável.
Nos informes, um dos relatos, trouxe a ação dos moradores vizinhos da area do Seminário dos Salesianos, cujo bosque foi vendido para incorporadora Tegra. O caso apresentado por um dos participantes do movimento, Antônio D’Ângelo Junior, deu conta da mobilização realizada mais cedo neste mesmo dia para dialogar sobre a manutenção do bosque como área importante de massa verde, permeável e usado pela fauna local. O conselho acompanhará a pauta e avalia que a area também é topo do anfiteatro das nascentes do córrego Fortunato Ferraz e consta no caderno de drenagem da Lapa .
Interessante saber que os CADES Regionais de toda a cidade estão em diálogo para realizar um plantio de árvores significativo em celebração ao Dia da Ação Global/ Ação pelos ODSs. Na Lapa o conselho avaliará com a Subprefeitura como se dará a atividade já consagrada pelos grupos de plantadores da região.