Ecobairro tem agenda para celebrar os 20 anos
Que tal criar novos caminhos para enfrentar o desafio de ter um planeta mais sustentável?
A resposta é um convite a sociedade civil para reflexão de ações que transforme seu bairro, sua cidade em um lugar mais sustentável, colaborando com o planeta no enfrentamento as mudanças climáticas. Para saber como é só participar da agenda de aniversário que em 8 dias realizará Palestras, Workshops, Dança, Música, Meditação, Oficinas, Rodas de diálogo temáticas. Você pode acessar a programação completa aqui.
A agenda é a aplicação da metodologia desenvolvida pela biourbanista Lara Freitas e o educador Paulo Santos, que se conheceram em 2004 no Treinamento em Ecovilas (Picada Café/RS), e a partir da necessidade de agir pela sustentabilidade mundial. O aprofundamento da amizade trouxe uma extensa produção que oportunizou, entre outras coisas, a criação da Universidade do Meio Ambiente (UMA Paz da Secretaria do Verde e Meio Ambiente), da qual Santos foi diretor. e o registro da metodologia no Guia Sementes Para Um Bairro Sustentável.
O Instituto Ecobairro tem feito essa jornada de educação ambiental para um futuro mais sustentável realizando ações em regiões que aderem ao programa que não tem receita pronta, mas que obrigatoriamente deve ter o engajamento da sociedade atuando em parceria com o poder público para realizar projetos modelos de transformação. É assim no bairro de Vila Mariana, onde o programa tem suas raízes mais antigas no CADES Regional (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) que tem a Agenda 2030 como referência para as ações locais, dialogando com coletivos e movimentos internacionais como o Cidades em Transição (Transition Towns) que possibilitou o início do projeto como o PPAC (Projeto Piloto de Arborização em Calçadas) que requalificou a mobilidade, o plantio de árvores e criou jardins de chuva em vagas de carro.
A programação da Semana Ecobairro 2024 começou hoje e tem como tema Amor Radical, título do livro do filósofo e educador Satish Kumar, artífice da ecologia profunda. Seria ingenuidade trazer a simplicidade para viver plenamente em harmonia com o planeta? Novamente a resposta desse Observatório é o convite a reflexão e ação local para uma sociedade mais justa e sustentável.
Em Pinheiros o Ecobairro foi um GT no CADES Regional e em 2013 se tornou mote da transformação das Vilas Beatriz, Ida e Jataí em Ecobairros. Na Vila Leopoldina, a nossa vizinha Lara Freitras, veio de encontro ao movimento verde azul que existe a partir da praça Nova Lapa e a parceria com a mãe do Ecobairro (como Lara é conhecida) um Circuito Integrado Pela Sustentabilidade, baseado na Agenda 2030, e uma série de atividades em praças e locais do bairro que tem uma “pegada” sustentável e se engajam no movimento. O Circuito desenvolveu a agenda para as Viradas Sustentáveis de 2014 a 2019., veja aqui uma das edições.
Dia 13/08 (terça-feira), às 19h, no Bija Yoga encontro Ecobairro na Vila Leopoldina
Na próxima terça a agenda de aniversário chegará ao bairro realizando um encontro sobre Compostagem Comunitária no Bija Yoga. A comunidade da Praça Nova Lapa iniciou o processo de instalação de uma leira de compostagem comunitária e apresentará o processo como um convite aos vizinhos a separem seus resíduos orgânicos e integrar o grupo de manutenção da leira.
Estarão presentes participantes da rede de compostagem da cidade como Nossa Senhora da Composteira na Pompéia, das Vilas e do Butantã. Serão apresentados os desafios e as técnicas utilizadas. A motivação de aderir a compostagem é encarar de frente a questão dos resíduos e junto com a sua comunidade dar um destino mais sustentável.
O Instituto Ecobairro também promete o lançamento do livro contando a trajetória dos 20 anos. Vamos esperar com alegria o capítulo do bairro que trará o programa Meditação do Bairro como destaque.