Como está seu quarteirão?
Lei de Zoneamento sendo discutida em audiências públicas com promessa de avaliar a cidade quarteirão a quarteirão.
Não foi o que aconteceu no último dia 26/10 na audiência pública da Lei na Associação Comercial da Lapa. Convocada pela Comissão de Política Urbana que abriu os trabalhos para “ouvir” a sociedade civil da Zona Oeste. Moradores da Lapa, Butantã e Pinheiros lotaram o salão. O que se viu não se viu, não foi uma construção sobre a vida nesses bairros. Tão pouco o que acontece em cada quarteirão. A gravação da audiência pública está disponível na página da Câmara SP.
O mapa das fotos foi usado em encontros das praças de 2014 com três perguntas simples:
Onde você mora?
O que mais ama?
O que pode ser melhorado aqui na Vila Leopoldina?
As respostas são a base para início da conversa dos Planos de Bairro na perspectiva de sermos um Ecobairro.
Chegamos em 2023 com a percepção de que a sociedade civil da Leopoldina não tem conhecimento do impacto da Lei de Zoneamento no seu dia a dia. Já o mercado imobiliário garantiu suas áreas e não para de querer mais sem que isso resulte em “créditos/recursos” que financiem o desenvolvimento da estrutura do próprio bairro…como por exemplo um sistema de drenagem.
Passou da hora de falarmos sobre os quarteirões e talvez até seja tarde demais. A ânsia do governo em aprovar o projeto está explícita na escuta surda e também na falta de mapas. O convite a população para a contribuir sem ter a explicação dos termos técnicos expostos como algo acessível.
Ainda assim, o direito deve ser garantido.
A sociedade civil deve estar preparada para responder claramente o que deseja para o bairro que pertence para não sentir falta do que (certamente) será perdido no desenvolvimento (nada sustentável) proposto.