Hidratação é fundamental em casos de dengue
Com os casos de dengue ainda em alta no Distrito Leopoldina, quem está infectado precisa cuidar muito bem de sua hidratação. A recomendação vem da dra.Mirian Horta, diretora técnica do PS Lapa: pacientes com dengue precisam de muita hidratação (ate seis litros por dia) durante a evolução da doença. “A dengue é uma doença tratada com dipirona ou paracetamol para alívio da dor e muita hidratação, algo fundamental para que o quadro clínico não se agrave”, explicou Miriam na reunião do Conselho Gestor do PS Lapa, realizada na tarde desta quarta-feira, 14.
A diretora do PS alerta para um outro cuidado: quem for diagnosticado com dengue não deve tomar anti-inflamatório, nem mesmo os mais comuns como ibuprofeno e aspirina, pois podem complicar quadros hemorrágicos .
Mas o por que é preciso tanta hidratação? Uma boa resposta vem da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro que em sei site explica: “Durante o curso natural da doença ocorre a saída da parte líquida do sangue dos vasos. Isso acontece devido à alteração da permeabilidade do vaso devido à doença. Os vasos, normalmente, impermeáveis deixam de sê-lo e isto permite a perda de líquido. Esta perda, que causa diminuição de volume dentro do vaso sanguíneo, ocasiona complicações da dengue como derrame de líquido nas pleuras pleura é membranas que revestem a parede interna do tórax e envolve os pulmões). Isso ocorre sem que a pessoa perceba. Mas é possível ajudar o organismo a repor o que está sendo perdido por meio da ingestão de líquidos, ou seja, da hidratação. E isso deve ser feito logo no início dos sintomas, antes mesmo de chegar ao médico. Esta hidratação oral deve ser mantida quando o estado de saúde do paciente permite que ele ingere líquidos pela via oral”.