Ipojuca verde abraça Praça São Crispim
Vem da Vila Ipojuca um grande exemplo de ativismo verde. E quem conta essa incrível história de mobilização popular em defesa da Praça São Crispim, é Eduardo Melo, do Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura da Lapa (CADES)
“Projetos da prefeitura na Bacia do Córrego Tiburtino em 2019, para a construção de um piscinão na Praça São Crispim, algo que mobilizou a sociedade civil. Em 2020 esse projeto foi retirado pela gestão Bruno Covas. Mas em 2022, numa manhã de domingo, vimos movimentação na praça. Era alguém fazendo sondagem. Era a retomada da proposta do piscinão. A partir daquele momento, o CADES criou um grupo de Trabalho (GT) para acompanhar esse projeto, buscando apresentar soluções alternativas, de modo a preservar a São Crispim, que já contava com um movimento popular de defesa da área na Ipojuca.
A sociedade civil debateu esse tema na praça em reuniões semanais, com votação de encaminhamentos. Estudamos a legislação e pesquisamos métodos de drenagem, apresentando para a prefeitura outros locais para a construção e planos com Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para a construção do reservatório.
Todo esse ativismo foi bem-sucedido. A São Crispim foi preservada e o reservatório vai ser construído na Rua Tito. Além disso, as sugestões SbN que apresentamos foram incorporadas em outros cadernos de drenagem elaborados pela prefeitura, orientando as obras nas bacias da cidade”, relata Melo, conselheiro titular na gestão Cades Lapa 2022/2024 e suplente no biênio 2024/2026