Março Amarelo sinaliza cuidados com rins de cães e gatos

Quando o assunto é a conscientização sobre as em animais de estimação, o mês de março sinaliza para cuidados com os rins.  A iniciativa é inspirada no Dia Mundial do Rim, que acontece na segunda quinta-feira de março. “É o mês dedicado à saúde renal. Neste mês conscientizamos tutores a respeito da saúde urinária de cães e gatos, a fim de promover o diagnóstico precoce das doenças renais”, explica o professor Leandro Crivellenti, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia (FMVZ/UFU). “A campanha ‘Março Amarelo’ foi instituída oficialmente no Brasil em 2019 pelo Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias (CBNUV). Seu objetivo é conscientizar tutores e profissionais veterinários sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das doenças renais em cães e gatos”,

Segundo o professor Leandro Crivellenti, que também leciona na Universidade de Uberlândia, a prevenção de doenças renais se dá por meio de hábitos saudáveis, como hidratação adequada, além do acompanhamento médico veterinário regular. Estes cuidados ajudam a preservar a função renal e evitar complicações.

Entre os sintomas apresentados pelo pet e que podem ser causados pela doença renal crônica, estão: perda de peso inexplicável, pelagem opaca e sem brilho, diminuição do apetite, aumento da ingestão de água e aumento da produção de urina. O docente da UFU aconselha os tutores que, ao perceberem qualquer um desses sintomas, procurem o quanto antes um médico veterinário. Afinal, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar a qualidade de vida do pet.

Embora a doença renal crônica seja progressiva e irreversível, é possível controlá-la, por meio de um tratamento individualizado. Crivellenti resume os objetivos desses cuidados: “Retardar a progressão da doença e compensar as funções que os rins não conseguem mais desempenhar, com o controle da pressão arterial e proteinúria para evitar sobrecarga nos rins. Fazemos o uso de medicamentos específicos, dependendo do estágio da doença, assim como ajustes de dieta.”.

(Fonte: https://comunica.ufu.br/noticias/2025/03/e-hora-de-cuidar-da-saude-renal-do-seu-cao-ou-gato – Foto EBC)


Compartilhe esta ideia!
Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Pinterest Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Telegram