Com dias quentes nesta primavera, antecipando o verão, o Bazar Pet Leopoldina reproduz um conjunto de dicas do Conselho Regional de Veterinária do Rio Grande do Sul para que você proteja o seu pet da altas temperaturas.
Hidratação e alimentação: Mantenha seu pet sempre hidratado, oferecendo água fresca regularmente. Leve a água para oferecer durante o passeio. Alimentos úmidos como os patês têm maior quantidade de água e são boas opções para dias quentes. A comida e água devem ficar em local arejado, protegidos da exposição direta do sol. A água deve ser potável e fresca e, para gatos, recomendam-se vários recipientes pela casa, higienizados diariamente. Cubos de gelo ou de ração pastosa são bons atrativos para o pet se alimentar ou ingerir água e, ao mesmo tempo, se divertir. Não ofereça muita comida antes ou logo após o exercício.
Passeios a pé: Evite passeios nos horários mais quentes do dia. Uma maneira fácil de ver se o horário é o mais indicado para sair para passear é colocar o pé descalço no chão. Se ele está quente para você, certamente estará para o seu pet. Assim, você não expõe seu companheiro a pisos muito quentes, e evita o risco de queimaduras nas patinhas.
Ventilação: Em passeios de carro, certifique-se de que o ambiente esteja bem ventilado. Nunca deixe o animal sozinho dentro de um carro estacionado, mesmo por curtos períodos.
Proteção Solar: Animais de pelagem clara podem sofrer queimaduras solares. Aplique protetor solar pet-friendly, especialmente nas áreas mais sensíveis, como orelhas e focinho.
Viagens de Carro: Segurança em primeiro lugar: Não permita que o animal viaje solto ou com a cabeça para fora. Essa regra se aplica a todas as raças e tipos de animais, evitando distrações perigosas para o motorista. Além de colocar a vida do pet e dos tutores em risco, transportar animal solto é considerado uma infração de trânsito. Certifique-se de que o carro esteja bem ventilado. Mantenha a temperatura interna do carro próxima à temperatura externa. Evite usar o ar-condicionado na temperatura mínima. (Foto: Sebrae)